ECOPOL Saúde

EVENTO ON-LINE

Regras de Submissão – I Encontro Latinoamericano de Pensamento Político e Econômico em Saúde (ELAPPES)

6-8 Novembro 2023

Para que seu trabalho seja SUBMETIDO é necessário antes:

1) Inscrever-se no evento para participação e certificação (CLIQUE AQUI) – todos devem se inscrever (tanto ouvintes quanto apresentadores);

2) O evento será gratuito. Dúvidas se sua inscrição foi efetivada contacte com: [email protected] com o título (Dúvidas Inscrição I ELAPPES) aos cuidados de Ana Alice Marques.

O I Encontro Latinoamericano de Pensamento Político e Econômico em Saúde (I ELAPPES) receberá artigos até o dia 07 de agosto de 2023 às 23h55min (horário de Brasília).

Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista Crítica Revolucionária-Revolutionary Criticism. Para aqueles que ainda não possuem cadastro na revista, os mesmos deverão cadastrar-se (clique em: Cadastro no Site) e submeter seus trabalhos na modalidade “Jornadas, Colóquios e Anais” seguindo rigorosamente as regras descritas abaixo, no item 4. CATEGORIA E FORMATO.

Comunicação Oral Curta. Idiomas: português ou espanhol ou inglês.

Cada participante poderá submeter no máximo dois trabalhos vinculados à sua inscrição (como primeiro autor). Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão como primeiro autor de até dois trabalhos.

Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Encontro, o trabalho não será processado no sistema.

CO-AUTORIA

Cada pesquisador/a poderá submeter trabalhos como co-autor/a em até 3 trabalhos. 

Caso necessite permutar a autoria principal (primeiro nome) com um co-autor do trabalho, é imprescindível informar a troca pelo email: [email protected]. Excepcionalmente neste caso, o co-autor que assumirá a autoria principal precisará se inscrever, e confirmar a troca com um email para [email protected] com o título do trabalho endereçando o email aos cuidados de Ana Alice Marques.

Serão aceitos trabalhos (Artigos) de todos os tipos de pesquisa que se localizam na área do Pensamento Político e/ou Pensamento Econômico e sua interface com o setor Saúde (com a valorização de autores latino-americanos)

Tanto trabalhos quantitativos como qualitativos serão aceitos. Podem ser também:

a) análises teóricas;

b) análises históricas;

c) análise de comparação entre pensadores ou pensamentos e ainda;

d) resgate de autores latino-americanos “esquecidos”, não-acadêmicos, autores negros/as, dos povos originários, mulheres, trans, contra-hegenômicos/as em quaisquer sentidos serão muito bem vindos/as.

O formato do artigo DEVE SEGUIR AS NORMAS DESCRITAS abaixo:

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com APENAS a primeira letra em maiúscula e todas as demais em minúsculas (com exceção apenas para nomes de países, cidades, ou abreviaturas do tipo: Argentina, cidade de Caxias, etc). O Título deve conter até 200 caracteres, considerando os espaços.

Autores: todos os autores devem informar nome completo, filiação institucional, número do ORCID (clique aqui para criar o seu ORCID: https://orcid.org/signin) e devem ser especificadas quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do trabalho (Ex.: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do resumo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; etc).

a) Aprovação final da versão a ser publicada (a bibliotecária da Revista irá contactar os autores para correção final – prova de prelo)

b) Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O primeiro autor deve ser o autor principal e que responderá pelo trabalho em caso de comunicação/contato. Em seguida, se houver, o(s) coautor(es), deverá ser no Máximo de 4 (quatro) coautores.

Trabalho: o texto deve ser objetivo, conciso e seguir a estrutura:

-Título: Na língua materna e em inglês e em espanhol (até 200 caracteres)

-Resumo: Na língua materna (também em inglês e espanhol): até 150 palavras

Resumos devem ser redigidos em formato não-estruturado (ou seja, em “texto corrido“). O resumo deve ter no mínimo 120 e no máximo 150 palavras

NÃO colocar referências no resumo.

-Descritores: Na língua materna (também em inglês e espanhol): de 3 até 5 descritores.

-Corpo do Artigo: Somente na língua materna. Partes: Introdução, Objetivo, Desenvolvimento (com as seções que se desejam desenvolver) e Conclusões/Considerações Finais. Referências

Seguir rigorosamente as regras de Citações de Referência no Texto e a formatação das referências ao final do artiog. Para isso: ver regras da Revista Crítica Revolucionária.

OBS: O texto a ser submetido não pode ter o nome dos autores no documento. Contudo, o nome do autor e co-autores precisam estar preenchidos no sistema.

Os artigos podem ter de 10 páginas (estudos em desenvolvimento) até 20 páginas (artigos completos).

No caso dos artigos que apresentam estudos em desenvolvimento (10 páginas) nas Considerações finais é importante contextualizar os próximos caminhos/passo, insights, dicas que os autores apresentam para ajudar a outros interessados no tema a seguirem nestes caminhos de investigação caso seja possível.

Observação: Gráficos, tabelas, imagens devem ser colocados no próprio texto (e não em artigo separado).

Notas de rodapé: devem ser usadas com cautela devido à limitação de espaço.

Os textos devem seguir as regras de formatação descritos no site da Revista Crítica Revolucionária-Revolutionary Criticism

Clique e veja um Modelo de Artigo

 

Seção especial: “Arte e Saúde”

A mostra “Arte e Saúde” do I ELAPPES está voltada para divulgação de produções audiovisuais e fotográficas orientadas a questionar, visualizar e propor novas-outras narrativas sobre a saúde.

Entendemos que as mostras artísticas se configuram tanto como vias de socialização das produções e projetos que vêm sendo desenvolvidos, quanto um importante espaço de luta, considerando que, ao longo da histórias, as narrativas visuais foram – e ainda são – objetos de hegemonia por grupos politicamente dominantes.

Neste viés, convidamos a pesquisadoras/es, estudantes, militantes, artistas e interessadas/os a enviarem suas produções artísticas nas temáticas relativas aos Eixos do nosso encontro.

Estas expressões artísticas – preferencialmente dos últimos 5 anos – também devem ser submetidas no site da Revista Crítica Revolucionária-Revolutionary Criticism na seção “Arte, Marxismo e Cultura Operária” seguindo as regras de submissão para esta seção descritas na revista. Exceção é feita à descrição da obra, que deve ter apenas 500 a 600 palavras onde deve estar descrita com clareza a temática que está sendo documentada.

Fotografias:

a) Fotografias individuais ou sérias fotográficas de de até 5 elementos;

b) Deverão ser enviadas em formato JPG em resolução mínima de 150dpi;

c) Mencionar o local e a data de cada fotografia.

Produção audiovisual:

a) de até 7 minutos de duração;

b) Enviadas em formato mp4 com resolução mínima de 1080p.

c) Mencionar o local e a data de cada produção.

 

Pensadoras/es e Pensamentos em Saúde que dialoguem com:

  • Contrarrevolução e contrarreformas
  • Fundo Público e Orçamento da ps na AL
  • Fascismo
  • Política de conciliação, neodesenvolvimentismo, esquerda liberal
  • Estado, Capitalismo dependente, Formação sócio-histórica
  • Crise, trabalho e os entraves à saúde pública
  • Movimentos Sociais e lutas de classes na AL
  • Questão da terra, Agroalimentar, Urbana e Ambiental, racismo ambiental
  • Relações de exploração/opressão e resistências de gênero, feminismos, raça/etnia, sexualidades
  • Relações étnico-raciais, povos originários, negros/as, quilombolas, ribeirinhos
  • Religião e saúde, da teologia da libertação ao projeto de dominação neopentecostal
  • (In)formação em saúde
  • Determinação social do processo saúde-doença
  • Práticas políticas pedagógicas e artísticas

Além da observância aos requisitos dos artigos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

a) Adequação aos temas do encontro;

b) Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);

c) Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;

d) Características dos artigos submetidos no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;

e) Adequação às regras da revista.


Observações:

Artigos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.

Oportunamente, a Comissão Científica comunicará aos autores a data, o horário e o ambiente virtual para apresentação dos trabalhos aprovados.

O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do encontro.

Os artigos aprovados serão publicados na Revista Crítica Revolucionária, ISSN 2764-4979, sem custo e sem edição de língua vernácula. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, informações do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo, filiação dos autores (instituição a qual está vinculado) e ORCID – elementos sem os quais inviabilizam a publicação do artigo por exigência dos parâmetros internacionais de publicação.

Data limite para envio de artigos: 07 de agosto de 2023.

Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 02 de outubro 2023.

Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Oral Curta.

Cada trabalho terá aproximadamente 10 minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por dois coordenadores a serem designados pela Comissão Científica.

Será disponibilizado on line apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes do autor e coautores. 

ATENÇÃO: No ato da inscrição e submissão do artigo, verificar a grafia correta dos nomes e sobrenomes dos autores e coautores, filiação dos autores (instituição a qual está vinculado). ELES NÃO PODERÃO SER ALTERADOS APÓS A SUA SUBMISSÃO!

Os artigos serão disponibilizados no site da Revista Crítica Revolucionária até o final do mês de agosto de 2024. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.

Após seu artigo estiver pronto em formato .doc (documento word), faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação. Para fazer o upload do artigo seguindo as etapas abaixo neste link.

a) Criar login e senha (em “cadastro” no site)

a1) OBS: Você precisa ter um número ORCID para seguir os padrões internacionais de publicação aos quais a CR está vinculada. Ao clicar no link ao lado você encontrará informações sobre, e, em seguida, outro link que direciona você ao local onde poderá criar um ORCID. Caso já tenha o seu número ORCID, você será solicitado a informá-lo durante o processo de submissão em sua área privada. O ORCID é obrigatório para autores e co-autores. Durante a submissão não esqueça de colocar o nome de todos: autores e co-autores.

a2) OBS: marque os quadrados abaixo para finalizar.

b) Entrar no sistema da CR com seu login e senha recém-criadas;

c) Ir em “Submissões”;

d) Clicar em “Nova Submissão”;

e) Em “Seções”, clicar na seta para baixo e selecionar a opção “Jornadas, Colóquios e Anais”;

f) Em “Requisitos para Envio”, assinalar TODOS os ITENS;

g) Deixar os “Comentários aos Editores” SEM preenchimento e clicar na opção AUTOR;

h) Aceitar a declaração de direitos autorais, assinalando TODAS as opções.

i) Clicar em SALVAR E CONTINUAR;

j) Em “Componentes do Artigo”, selecione “Texto do Artigo” e faça o upload do Artigo em documento WORD (em formato .doc). Clique em CONTINUAR;

k) Em “Metadados” clique em CONTINUAR;

l) Em “Finalizar” clique em CONCLUÍDO;

m) Em “Transferência de Manuscrito” clique em SALVAR e CONTINUAR;

n) Em “Dados da Submissão” colocar o TÍTULO, o RESUMO, e INCLUIR COAUTOR caso tenha, após, clicar em SALVAR e CONTINUAR;

o) Em CONFIRMAÇÃO: clicar em “Finalizar Submissão”.

Dúvidas, enviar e-mail para: [email protected]