Trata-se de uma revisão sobre o que a literatura apresenta sobre a de alocação de recursos financeiros em saúde a partir da escola de pensamento de economia da saúde de York. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, buscando-se as publicações dos autores incluídos na Escola de York na base de dados PubMed/MedLine por meio de um estratégia de busca que combinou o nome dos autores da escola com o descritor ‘resource allocation’. O inglês foi o limite de idioma e a análise dos dados foi feita na modalidade narrativa. Das 101 publicações identificadas, 19 artigos foram incluídos. Dois grandes temas serviram de guia de análise: ‘Alocação de recursos a partir da análise de custo-efetividade e restrição de gastos’ e ‘Alocação de recursos a partir da equidade e necessidades em saúde’. Concluiu-se que a escola de pensamento de Economia da Saúde de York não ocupa apenas a posição de divulgadora e de referencial teórico, mas participa ativamente nos processos de contrarreforma de cunho neoclássico a partir das experiências nas quais baseiam seus estudos.